Análise de Gerenciamento de Tempo Aplicado a um Projeto de Petróleo

Arielle Meireles Moreira, Raquel Soares da Silva, Manuel Antonio Molina Palma

Resumo


Um gerenciamento de projetos eficiente resulta no aumento da probabilidade de sucesso das atividades e de sua finalização conforme prazos, custos e escopo planejados. Como esta tríade (prazo, custo e escopo) é interligada, qualquer alteração no prazo afetará o escopo e aumentará o custo do projeto. Foi feito um estudo de caso em uma grande empresa exploradora de petróleo e gás. A pesquisa está focada no gerenciamento de tempo em um projeto de petróleo, com o intuito de analisar o cronograma de atividades de acordo com a ferramenta de tempo, o Gráfico de Gantt, no software MS Project 2003. O projeto estudado foi selecionado devido ao seu grande atraso em sua execução e à falta de planejamento e gerenciamento deste. Ao analisar o Gráfico de Gantt, foram identificadas atividades atrasadas. Com isso, os problemas que ocasionaram esses atrasos foram pesquisados (nos documentos do projeto) e seus responsáveis questionados. Assim, foram elaboradas propostas de melhorias para um controle do tempo eficaz nos problemas encontrados.

Palavras-chave


Time Management; Gantt; Delays

Texto completo:

PDF

Referências


Gaither, N. e Frazier, G. (2002). Administração da produção e operações. (cap. 18). São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Marques, L. S. (2009). A importância do gerenciamento do tempo nos projetos. Recuperado em 28 abril, 2009, de .

Pinto, A. (2009). Relatório principal do estudo de benchmarking: gerenciamento de projetos Brasil. Biblioteca do site da Manager Brazil: Consultoria e Treinamento em Projetos. Recuperado em 12 abril, 2010, de < http://www.managerbrazil.com.br/biblioteca/BenchmarkingGP2009.pdf>.

PMI - Project Management Institute. (2004). Um guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. (3a. ed., pp. 123-156). Newtown Square, PA, EUA: Project Management Institute.

Pons, R. (2009). Fundamentos em gerenciamento de projetos: módulo básico do curso de formação em gerenciamento de projetos. [Apostila de aula]. Rio de Janeiro: Projectlab.

Silveira, J. G. (2008, março). Gerenciando projetos com Primavera Enterprise 6. Anais do Primeiro Evento Técnico, PMI-MG, Belo Horizonte, MG, Brasil, 31. Recuperado em 30 outubro, 2009, de .

Slack, N.; Chambers, S. e Johnston, R. (2002). Administração da produção. (2a. ed., cap.10 e 16). São Paulo: Editora Atlas S.A.

Valeriano, D. L. (1998). Gerência em projetos: pesquisa, desenvolvimento e engenharia. São Paulo: Makron Books.




DOI: http://dx.doi.org/10.5585/10.5585

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista de Gestão e Projetos e-ISSN: 2236-0972
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional