A Integração do Gerenciamento de Projetos com a Proposta de Stage-Gate: O Relato do Caso Projeto Sintonia

Michelle de Stefano Sabino, Cássio Chagas Montenegro Duarte

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de descrever e analisar a integração observada no projeto Sintonia® no que tange ao confronto dos processos de gerenciamento de projetos ao modelo do Stage-Gate®. A literatura trata destes assuntos conceitualmente, porém falta um alinhamento entre eles que seja evidenciado na prática. Como método foi utilizado o estudo de caso único. O relato tem como caso o projeto Sintonia, desenvolvido pela PRODESP - Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo. Os resultados mostram a integração dos processos de gerenciamento de projetos com o modelo Stage-Gate desenvolvido durante o ciclo de vida do projeto. A formalização dos processos do projeto foi definida em estágios, na qual permitiu a exploração de economias de repetição e recombinação para o desenvolvimento de novos projetos. Este estudo contribui com a visão técnica no que refere a integração de processos de gerenciamento de projetos. Concluiu-se que este sistema representa um caminho atrativo, em termos de criação de valor econômico e inovação tecnológica para a organização.

DOI:10.5585/gep.v2i2.53


Palavras-chave


Gerenciamento de Projetos; Stage-Gate®; Integração de Processos

Texto completo:

PDF

Referências


Cooper, R.G. Perspective: The Stage-Gate Idea-to-Launch Process-Update, What's New, and NexGen Systems. Product Innovation Management. Product Development & Management Association, 2008.

Eisenhardt, K. M. Building theories from case study research. Academy of Management Review, 1989.

Jacobson, I.; Booch, G.; Rumbaugh, J. The Unified Software Development Process. Upper Saddle River, NJ: Addison Wesley, 1999.

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide) Third Edition. Pennsylvania: Project Management Institute, Inc, 2004.

PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide) Fourth Edition. Pennsylvania: Project Management Institute, Inc, 2008.

Poupatempo. O que é Poupatempo? Recuperado em 10 dezembro, 2010, de http://www.poupatempo.sp.gov.br/oqueeopoupa/index.asp

PRODESP. Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo. Informações Econômico-Financeiras. Recuperado em 10 dezembro, 2010, de http://www.prodesp.sp.gov.br/

Sintonia®. (2009). (Versão 1.0) [Software]. Taboão da Serra, SP: Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.

Yin, R. Applications of case study research. Newbury Park, California: Sage Publishing, 1993.

Yin, R. Estudo de caso – planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman. 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.5585/10.5585

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista de Gestão e Projetos e-ISSN: 2236-0972
Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional